Pela primeira vez aberto ao público, o European Young Chef Award 2021 (EYCA) realiza-se entre os dias 23 e 25 de novembro, na Praça – Mercado Municipal de Braga. Com 9 jovens chefs a concurso, a 5ª edição do evento internacional promete trazer o melhor da gastronomia europeia para a cidade bracarense.

Organizado e promovido pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo em colaboração com instituições de artes culinárias das Regiões de Gastronomia, o EYCA coloca à prova os talentos culinários de 10 jovens finalistas de Portugal, Espanha, Grécia, Eslovénica, Noruega, França e Dinamarca.

A combinação entre o tradicional e o inovador é o tema desta edição, em que os jovens chefs deverão apresentar pratos clássicos de suas regiões reinventados. Para isso, e de forma a promover a sustentabilidade, puderam trazer alimentos típicos da sua região, mas os restantes ingredientes têm de ser adquiridos na Praça. “Uma oportunidade para divulgar a frescura e qualidade dos produtos locais”, sublinha Olga Pereira, vereadora com a tutela dos Equipamentos Municipais.

Para a vereadora, esta é o momento perfeito para inserir Braga e, sobretudo a Praça, num contexto internacional. “Esta competição terá como palco de excelência um equipamento totalmente renovado, que oferece aos participantes todas as condições para assegurar o sucesso de iniciativas desta natureza”, salienta.

Desta forma, esta iniciativa destaca ainda o carácter único do Mercado Municipal: “É muito mais do que um local onde se compram e vendem produtos frescos. É um espaço de encontro, um espaço de cultura, um espaço de economia, um espaço de formação, um espaço de turismo”, acrescenta Olga Pereira.

Além de poder assistir ao vivo na Praça, o concurso será transmitido na página de Facebook do Mercado.