Comprem na Praça, comprem local!
A Praça – Mercado Municipal de Braga é hoje um espaço totalmente requalificado para responder às necessidades dos Bracarenses. Não quisemos um mercado velho em instalações novas, pelo que, para além da maior modernidade abrimos espaço para tendências alimentares que no passado não tinham lugar no mercado. Apostamos em devolver o protagonismo há muito perdido ao Mercado Municipal de Braga, mantendo todas as suas características e tradição.
Neste contexto, recuperamos a sua designação original. Voltamos a chamar-lhe “Praça”, como ainda por muitos é conhecido, fazendo uma transição pacífica, fluída e natural entre o passado e o futuro.
Sem abdicar da gestão municipal, procuramos impulsionar as mudanças necessárias para consolidar o consumo de produtos frescos, de um leque diversificado de produtos de qualidade, mantendo, em simultâneo, toda a tradição de um equipamento, que, não obstante datar de 1956, tem raízes profundas anteriores em outros locais da cidade.
Acompanhando as tendências mais atuais, destinou-se uma ala do edifício, em exclusivo, a zona de restauração, sem que esta opção ponha em causa a finalidade principal de comércio de produtos frescos, aos quais se destinou 80% do equipamento, antes estimulando uma interação que se espera muito profícua de troca de sinergias entre um e outro setor.
Acreditamos que a Praça, para além do serviço prestado à população enquanto abastecedor de produtos frescos e de qualidade, possui ainda as funções de:
- Regulador (local) de concorrência e preços;
- Distribuidor do produto local;
- Dinamizador económico dos espaços envolventes;
- Produtor de serviços complementares;
- Dinamizador turístico e cultural.
Acreditamos que a Praça deve proporcionar a interação social que caracterizam os mercados desde as Ágora da Grécia Antiga e assumir-se como uma nova centralidade cultural e turística associada à gastronomia e às tradições culinárias.
Acreditamos que a Praça terá um efeito positivo em toda a zona envolvente à Praça do Comércio continuando uma regeneração urbana que já é notória desde o início das obras.
Acreditamos numa Praça Mais Preparada, Mais Inovadora e Mais Responsável capaz de responder aos desafios do futuro.
Confiamos no sucesso deste equipamento com a colaboração e participação dos comerciantes da Praça que serão decisivos para o seu sucesso.
Sem esquecer as profundas raízes de uma memória coletiva, vamos continuar a criar Futuro!
Olga Pereira
Vereadora da Gestão e Conservação de Equipamentos Municipais