O recente livro de Alexandra Vasconcelos, intitulado “O Poder do Jejum Intermitente” foi apresentado no Livros Com RUM, na última quarta-feira, dia 16 junho. À conversa com António Ferreira a autora revelou que o jejum “é uma prática milenar que permite ao corpo desinflamar e contrariar níveis inflamatórios”.

Manter bem-estar e equilíbrio físico, mental e psicológico por mais tempo e envelhecer com saúde. Este é o grande objetivo do jejum, explica a também farmacêutica que começou a estudar Medicina Natural Integrativa para “concentrar-se na pessoa e não na doença” porque “somos aquilo que comemos”. O crescimento do interesse pelo tema do jejum levou o seu livro aos primeiros lugares nos tops de vendas e ao aumento da procura por médicos especializados na área, revela a naturopata.

Ainda durante a conversa, Alexandra Vasconcelos sublinhou: “A alimentação é fundamental para tudo, para evitarmos doenças, estarmos bem dispostos, para termos energia e é diferente de pessoa para pessoa”. Sendo o stress o principal fator de risco para todas as doenças, o jejum, que consiste na concentração da comida numa determinada janela horária do dia, “pode e deve ser praticado por todas as pessoas que, de uma forma geral, querem viver em e aumentar a longevidade”, defende.

A sessão, inserida na iniciativa Histórias na Praça, resulta numa parceria com o programa Livros com RUM – Rádio Universitária do Minho, tem o apoio da dst group e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

(Re)Veja a apresentação aqui.