Para celebrar o Dia Nacional da Luta contra a Obesidade, este sábado, dia 22 de maio, o Mercado Municipal acolheu o primeiro showcooking da iniciativa “Sabores na Praça” dedicado à comida saudável confecionada com produtos da época.

Em 2019, 16,9% da população adulta portuguesa sofria de obesidade e mais de metade estava com excesso de peso, colocando Portugal como o terceiro país europeu com maior prevalência desta patologia. Por isso, no dia de sensibilização contra a doença e respetivas consequências para a saúde, a Praça quis relembrar a importância de adotar hábitos alimentares equilibrados, através da confeção de uma salada de espargos com pistachos e um crumble de cereja e maça com amêndoa pela nutricionista Joana Sampaio.

No evento, Sameiro Araújo, vice-presidente da Camara Municipal de Braga, salientou que “a obesidade é uma problemática que tem vindo a crescer ao longo dos tempos e foi agravada no pós-pandemia”. Por isso, explica a também vereadora responsável pelo pelouro da Saúde, “o Município de Braga está fortemente empenhado em contrariar esta situação e têm desenvolvido várias iniciativas para que os bracarenses tenham cada vez mais qualidade de vida”.

Com o objetivo de contribuir para esta melhoria, Carina, comerciante do Mercado Municipal, criou o projeto “Fruta em Tua Casa”, que entrega boxes de fruta e legumes frescos, locais e saudáveis ao domicílio. Na sessão, a vendedora salientou ainda que esta iniciativa é uma “solução fácil, prática e segura para quem não tem tempo de fazer compras” e uma foma de “valorizar o que é nosso”, referindo-se à produção nacional.

Para a nutricionista Joana Sampaio, as refeições saudáveis com produtos da época e locais são não só mais saborosas e com maior valor nutricional, como também um apoio para os comerciantes, uma vez “que permitem desenvolver a economia local”.

(Re)Veja a conversa e as receitas aqui.