Uma pitada da Noruega e produtos do Mercado Municipal de Braga a gosto: assim foi a receita do prato vencedor do European Young Chef Award 2021, pelas mãos de Espen Laumann. A competição, pela primeira vez aberta ao público, reuniu dez jovens promessas da cozinha europeia na Praça.

Com o desafio de combinar ingredientes locais da sua região com algumas iguarias dos produtores do Mercado Municipal de Braga, Espen Laumann, representante da região de Trondheim-Trøndelag, encantou todos com uma receita tradicional norueguesa baseada em almôndegas de peixe guarnecidas com batata, couve-rábano e bacon. O júri do concurso destacou o alto nível de sustentabilidade e inovação, com uma forte conexão à receita original.

O segundo lugar foi atribuído a Andreas Dermatis, representante de South Aegean, na Grécia, que apresentou um caldo de cordeiro cozido em alta pressão. Já o terceiro lugar ficou para o prato de couve-flor dinamarquesa, elaborado por Frida Jensen, de Aarhaus Central.

Para além das capacidades técnicas dos chefs, os jurados procuraram também avaliar as habilidades de comunicação dos jovens, a capacidade de reduzir o desperdício alimentar e a utilização de plástico na cozinha e, por fim, de balançar o uso dos ingredientes animais com os vegetais.

A iniciativa, organizada pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo, foi uma oportunidade para elevar o reconhecimento internacional do Mercado Municipal de Braga como um espaço de encontro, cultura, turismo e formação.